Como ganhar dinheiro vendendo produtos no mercado livre?

Aqui no blog estamos falando bastante de como estar presente neste mundo virtual do comércio sem, necessariamente, manter um site de vendas. E um dos maiores shoppings virtuais é o Mercado Livre. Encontra-se de tudo, até barata!
Ou seja, você pode colocar seu produto num grande centro de compras, sem pagar nada adiantado, nenhum tipo de aluguel ou outra taxa, mas vai ter que suar para se destacar em meio a tantos concorrentes.
Estudando o tema pela internet, encontrei muitos comentários afirmando que realmente vale a pena colocar seu produto ali, mas em contrapartida, que você deve se dedicar e usar de algumas estratégias para conseguir estar entre os primeiros resultados de pesquisa na página.
Vou escrever aqui um pequeno passo a passo para colocar seu produto em mais um canal de vendas!

Começando a vender no Mercado Livre

O primeiro passo, claro, é se cadastrar. E é bem simples. Você vai colocar suas informações básicas, criar um usuário e senha e fazer seu primeiro anúncio (mais à frente vou falar sobre os anúncios).
Não é necessário ter um CNPJ, somente após um determinado volume de vendas é que o Mercado Livre solicita. Mas se sua empresa estiver devidamente constituída é importante porque vai transmitir mais confiança ao comprador. Inclua o máximo de informações possíveis sobre sua empresa porque elas estarão disponíveis em todo anúncio que você publicar.

Como criar um bom anúncio

Você precisa caprichar no seu anúncio para aumentar as chances de venda do seu produto. Aproveite todo o espaço do título colocando as principais informações. Para isso, pense como um comprador. Se você fosse pesquisar sobre aquele produto na internet, o que escreveria? Atualmente, o Mercado Livre permite que você mude esse título quantas vezes desejar. E isso é importante para ir experimentando o que dá mais certo. Se a venda está fraca, sempre pesquise novas formas de anunciar. Veja o que aparece em primeiro nas pesquisas, compare com seu anúncio e vá modificando até encontrar o melhor título.
Outro ponto importante é colocar a descrição mais genérica em primeiro lugar, ou seja, a palavra chave principal. Por exemplo, eu quero vender um fone de ouvido, então “fone de ouvido” é o que você vai escrever no início do título. Depois você vai inserindo as outras informações colocando primeiro as mais relevantes. Por exemplo, “Fone de Ouvido Sony Original Modelo X”. Essa descrição, após a palavra chave principal, é que vale a pena ser incluída como teste para uma nova forma de escrevê-la.
No próprio cadastro de informações, o Mercado Livre separa o produto por seções sugerindo automaticamente. Dessa forma, seu anúncio tem mais chances de aparecer corretamente. Por exemplo, eu coloquei no título do meu produto teste “Camiseta Infantil Frozen” e já apareceram as opções. Ao final, meu produto ficou nas seções: “Calçados, Roupas e Bolsas”, “Camisetas e Blusas”, “Camisetas”, “Meninas” e “Manga Curta”. Você tem dois caminhos: (a) deixar poucas segmentações e assim entrar com maior concorrência; ou, (b) aumentar as seções e fazer um anúncio mais específico e com menor concorrência. Como eu disse, tem que experimentar.
Além da descrição que o próprio cadastro do Mercado Livre sugere, use o espaço onde você pode digitar informações personalizadas para acrescentar características relevantes. No caso da minha “Camiseta da Frozen”, eu poderia colocar “100% algodão”.
E por fim, as fotos. Assim como o título do anúncio, boas fotos são fundamentais. Não use fotos com baixa resolução ou cheias de informações. A melhor foto de um produto é aquela com fundo branco, bem iluminada (não use fotos escuras) e que mostre diferentes ângulos e detalhes. Não é difícil conseguir isso, mesmo fazendo sem um fotógrafo profissional.
A reprodução abaixo é do próprio site do Mercado Livre apresentando produtos anunciados numa mesma seção. Compare e veja como as fotos com fundo branco e com boa iluminação são mais atraentes do que aquelas mais escuras.
FOTOS ML.jpg
Se você tiver bom número de produtos para anunciar, faça uma cotação para fotos profissionais porque isso pode fazer a diferença. Além disso, se você não tem fotos, o Mercado Livre faz uma busca e mostra opções para descrever seu produto. Utilize esse recurso como última opção.

Quanto custa cada anúncio

O Mercado Livre oferece diversas opções de anúncio desde o Bronze, que é gratuito, até o Diamante. O custo vai do grátis até R$ 320,00 por anúncio dependendo do tipo e valor do produto anunciado. A diferença está em onde seu anúncio vai aparecer, tanto na lista de pesquisa quanto em locais com maior destaque no site.
Todos eles têm duração de 60 dias e a possibilidade de inserção de até 6 fotos e 1 vídeo. De todos é cobrada uma comissão sobre a venda, somente após concluída a compra. A comissão varia de R$ 1,00 até R$ 350,00 respeitando a mesma lógica dos anúncios.
Separei o vídeo a seguir que dá dicas de como tornar seu anúncio mais profissional. Vale a pena assistir:
 

Como receber os pagamentos pelas vendas

Todos os pagamentos serão realizados com a intermediação do Mercado Pago. Um serviço que promete garantir o recebimento mesmo em caso de divergência. Não vou me estender aqui sobre como funciona porque o site vai explicar com mais detalhes. Mas resumindo, você terá uma conta no Mercado Pago para onde vão todos os créditos das compras finalizadas. Depois é só transferir os valores para sua conta bancária.
No final do texto você vai encontrar todos os links do Mercado Livre que estou citando.

Como cobrar o frete

É você quem decide de que forma prefere cobrar pelo frete. Pode ser envio de sua responsabilidade ou pelo Mercado Envios.
Se o envio for por sua conta, o cliente irá questionar este valor na seção de “Perguntas ao Vendedor” e o valor será adicionado ao total da venda.
Mas pelas pesquisas que realizei, o mais indicado é usar o Mercado Envios, que oferece um custo de frete bem competitivo e facilita esse serviço. Após a confirmação de pagamento do cliente, você receberá um email com as etiquetas para postagem em qualquer agência dos correios sem precisar pagar naquele momento. O valor será retirado do valor total pago pelo cliente.
Uma opção que pode tornar seu produto mais atrativo é oferecer o frete gratuito. Você inclui parte desse custo no produto e paga o frete ao Mercado Envios que vai receber da mesma forma que o frete cobrado do cliente.
Mesmo incluindo o custo do frete no produto sem que o cliente saiba, procure oferecer um desconto. Por exemplo, se o frete é R$ 20,00 incorpore somente R$ 15,00 no valor do produto. Assim, você continua com preço competitivo e ainda atrai o cliente com a palavra mágica “grátis”.

Como embalar seu produto

Seu produto precisa chegar inteiro até o cliente. Então utilize a embalagem correta para cada tipo de produto. Se o produto for frágil, será preciso investir numa embalagem mais resistente, no uso de plásticos bolha e até naqueles flocos de isopor. Enfim, não economize a ponto de colocar a integridade de seu produto em risco. Isso pode se tornar um custo imprevisto, caso o cliente receba um produto quebrado ou com qualquer tipo de dano de transporte. Sem contar na imagem negativa que o cliente terá recebendo um produto quebrado ou em má condição.
Além da atenção à integridade do produto, aproveite a embalagem como um espaço de divulgação de sua empresa. Faça uma cotação de embalagens personalizadas com a logo de sua empresa e até algum slogan. Seja uma embalagem plástica ou de papelão, consulte seu fornecedor sobre opções de impressão. Caso não queira investir na impressão direta na embalagem, por que não pensar numa etiqueta bem bacana? Assim você utiliza em diferentes formatos de embalagem. É mais uma forma de você conquistar o cliente e fazê-lo lembrar de que aquele produto não foi vendido pelo Mercado Livre, mas sim pela sua loja!

Capriche no atendimento ao cliente

Mesmo que seja um shopping virtual, seu atendimento vai fazer toda a diferença para ser competitivo. Como os clientes podem avaliar seu produto e atendimento, quanto melhor forem as avaliações, mais atenção você vai chamar do próprio Mercado Livre. Ele vai valorizar isso e te colocar entre os primeiros resultados de pesquisa, mesmo que você não invista nenhum valor em anúncio. Afinal, é a reputação do site que está em jogo.
Por isso, o Mercado Livre intermedeia situações de divergência, orienta a você como agir e até responde aos clientes. Eu ouvi outro comentário interessante em minhas pesquisas: “quando o cliente compra no Mercado Livre, ele não diz que comprou na loja X ou Y, ele diz que comprou no Mercado Livre”.
O que aprendemos com isso é que você deve conquistar os clientes para conquistar o site. Mas eles te ajudam com um sistema de medalhas conforme sua reputação. Quanto mais vender com análises positivas dos clientes, mais chances de receber as medalhas de Mercado Líder.
Mercado líder é uma classificação do site baseada na quantidade de vendas realizadas, nas qualificações positivas e na responsabilidade e atenção com os compradores. As medalhas de classificação do Mercado Líder podem ser “Simples”, “Gold” ou “Platinum”. E a cada tipo de medalha você tem acesso a uma série de vantagens, entre elas desconto nos anúncios que citei anteriormente.
Para atender bem seu cliente é essencial que você mantenha organizadas todas as informações sobre a venda. Além disso, acessar estatísticas de venda, para acompanhar o desempenho do seu produto no Mercado Livre, vai te dizer quais serão as melhores estratégias. Por isso, é importante investir em um software de gestão.

Links essenciais

Este assunto é muito amplo. Minha intenção com esta conversa é incentivá-lo a dar o primeiro passo. Mas há muito conteúdo na internet falando sobre o assunto, de diversos ângulos. Comece e vá se aprofundando. Conforme sua experiência de vendas é natural que as dúvidas mais específicas apareçam. Invista um tempo, não desista facilmente e atenda muito bem ao seu cliente, assim como faz em sua loja física.
Agora, os links:
Software para gestão de vendas (com planos do Grátis ao Premium | http://www.programanex.com.br

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